fbpx

Persona: Por que você deve conhêce-la.

tendências empreendedor

Quando um profissional da área de marketing vai atender a um cliente, a primeira coisa que ele vai fazer é conhecer sua persona. 


Não é raro um clientes informar: ”- Meu público são pessoas de cidade Y com a idade x”. 

Essas são informações importantes do seu público alvo, mas não da sua persona.  

Como assim, o que é uma Persona? 

É a criação de uma pessoa imaginária que vai representar seu cliente ideal. Nesse personagem (avatar) você vai colocar características básicas como gênero, cidade, renda, etc. Entretanto, precisará colocar também informações bem específicas: desejos, hábitos cotidianos, objeções, formato da família, tipos de mídia que acessa, como gosta de se divertir, etc. 

Essas informações não são tão fáceis de conseguir, exige uma certa investigação, mas ela faz toda a diferença no seu negócio. 

Por que faz diferença conhecer sua persona? 

Vamos colocar um exemplo prático para ficar mais fácil de entender: 

Imagine uma pessoa que tem uma hamburgueria na cidade. Se o dono da hamburgueria direcionar as ações de marketing para um grupo amplo de pessoas (Público Alvo) não vai conseguir resultados concretos com seus esforços de Marketing. Afinal, nem todas as pessoas da cidade frequentam hamburguerias. Algumas têm restrições alimentares, outras gostam de fazer hamburguer em casa e outras preferem pizza. 

O empreendedor que não tem um mapeamento das suas personas, provavelmente vai oferecer um produto ou serviço para uma pessoa que não se interessa por ele. Os resultados serão bem ruins. 

Em contraste com isso, empreendedores que começam a perceber as características das pessoas que gostam do que ele oferece, farão ações mais assertivas e terão resultados melhores. 

Eles vão trabalhar em prol de encantar e atrais as pessoas certas para seu negócio. 

Pesquisas mostram que personificar o público na hora de criar estratégias de marketing geram muito mais resultados com menos dinheiro investido.  

Percebe como faz diferença? 

Como você pode fazer para conhecer sua Persona?  

Todos os ramos de atividade, seja produtos ou serviços, devem conhecer sua persona. Mas como fazer isso? 

Faça um bom trabalho de observação, investigação e análise! Faça uma planilha anotando informações dos seus melhores clientes.  

Anote as características que você se lembra, converse com a sua equipe de atendimento, pesquise mais dando uma olhadinha nas redes sociais de alguns clientes. Tente identificar quais são os pontos em comum nestes clientes e vá colocando esses pontos em um único avatar. Se você oferece um leque de serviços e produtos diferentes pode precisar criar várias personas. 

Um profissional de marketing tem técnicas de investigação bem profunda que podem enriquecer bastante a sua Persona. Além do mais, ele pode orientar você nos seus próximos passos para criar estratégias de marketing que sejam bem assertivas para seu negócio. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest