Você já ouviu falar em Data Driven? Foi-se o tempo em que dados eram um território das pessoas de programação. Data driven, é uma nova estratégia de marketing em que os profissionais da área conseguem ter informações e tendências analisando os dados da empresa ou do mercado e, com isso, tomam decisões mais assertivas e relevantes para o seu público.
Confira 04 dicas para você utilizar Data Driven na estratégia de comunicação da sua empresa:
- Planejamento
Pode parecer fácil e simples, mas pra começar é preciso saber onde a sua marca deseja chegar e qual caminho vai percorrer para isso. Então, o planejamento é de extrema importância para definir seus objetivos e traçar meios de alcançá-los.
- Experiência do Cliente
Todo cliente gosta de ter uma boa experiência ao acessar seu site. Se você descobrir que a taxa de rejeição está alta ou a conversão baixa, você pode analisar o que deve ser melhorado para oferecer o que o cliente deseja.
- Dados Relevantes
Entender quais são os dados relevantes para o seu negócio é essencial, por isso, a qualidade dos mesmos é mais importante do que a quantidade. Quanto mais dados, mais informações para criar estratégias, mas esse meio pode conter dados desnecessários. Por isso, convém analisar dados com relevância, e não uma quantidade que pode acabar prejudicando seu negócio.
- Conteúdo
Agora que você já conhece os dados relevantes, as evidências do seu mercado e o comportamento do seu cliente é hora de preparar o conteúdo. Leve em consideração as análises que realizou para criar o conteúdo para os usuários.