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O que é funil de vendas: Conheça a estratégia que pode mudar seu negócio!

O Funil de vendas é uma importante ferramenta para quem quer aumentar os números de conversão. Ele aplica técnicas comprovadas e divide o processo de venda para que o cliente tome uma decisão de compra mais decidida. 

Se sua empresa já trabalha com estratégias de conteúdo, Inbound marketing ou inside sales provavelmente já deve ter ouvido falar de funil de vendas. Fluxo conduz usuários por diversas etapas até tornarem-se consumidores da sua marca.  

Então se você quer saber mais sobre o que é funil de vendas, confira todas as informações aqui no blog! 

O que é funil de vendas?  

O funil de vendas é um modelo de estratégia que usa da jornada do cliente desde o primeiro contato ao fechamento de negociações.   

Esse processo conduz o caminho que o cliente fará no processo de aquisição de produto ou serviço.  

Com ele suas vendas podem aumentar e a otimização do processo garante mais leads qualificados e mais assertividade nas propostas.  

Por meio do funil de vendas é possível otimizar o tempo da equipe de vendas. Afinal, eles somente irão entrar em contato com pessoas que apresentam maior nível de interesse nos produtos da sua empresa.  

>> Leia também: 5 Dicas para recuperar clientes perdidos 

Como funciona o funil vendas?  

De forma prática, podemos dizer que o funil de vendas funciona como um fluxo. Portanto existem etapas a serem seguidas para que o lead chegue à etapa final e esteja mais próximo a realizar a compra de produtos ou serviços da sua empresa.    

Em cada uma das etapas é preciso oferecer conteúdo e gatilhos para ir puxando o lead cada vez mais para dentro. Por este motivo, a estratégia de funil de vendas se relaciona com o inbound marketing. Afinal, conteúdos serão produzidos de acordo com a persona e etapa dentro do fluxo de vendas.  

Quais são as etapas do funil de vendas?  

Até aqui já estabelecemos que funil de vendas possui etapas. E cada uma delas possui um objetivo e um tipo de abordagem diferente. Confira: 

  1. Topo do funil: O topo de funil de vendas é a etapa de dúvida ou descoberta. Ou seja, o lead acabou de identificar uma necessidade e realiza buscas para resolver esse problema. Nesse momento, o lead ainda não quer um produto, pois ainda não sabe o que precisa. 
  2. Meio do funil: Nesta etapa, o lead já possui diversas informações e conhecimento de como resolver seu problema. No entanto, provavelmente deseja avaliar entre uma solução e outra.  
  3. Fundo do funil: Já no fundo de funil, o lead já reconhece sua empresa como uma opção para solucionar seu problema. Portanto, é hora de dar um empurrão para que ele torne-se cliente. Nesse momento, é possível oferecer descontos e testes de ferramenta. 

>> Leia também: Como unir o time de vendas e marketing para vender mais? 

Quais as vantagens do funil de vendas?  

O funil de vendas é uma estratégia inteligente que proporciona relacionamento entre a empresa e o consumidor.  

Além de otimizar o tempo o tempo do time de vendas, uma vez que eles somente entrarão em contato com pessoas que apresentam maior interesse, ela também ajuda a posicionar a empresa como parceira do usuário. Afinal, os conteúdos apresentados possibilitam a resolução de um problema. 

Gostou da nossa super dica ou ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário abaixo, será um prazer te dar uma mãozinha!   

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