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5 Dicas para recuperar clientes perdidos

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Mesmo depois de uma longa estratégia de marketing e um longo trabalho da equipe de vendas você acaba perdendo clientes? Saiba que sua empresa não é a primeira a passar por esse tipo de situação, mas a boa notícia é que separamos 5 dicas incríveis para você recuperar clientes perdidos. Continue a sua leitura! 

DICA 01: Antes de recuperar clientes perdidos 

Em primeiro lugar, se você precisa recuperar cliente perdidos significa que sua empresa está falhando em alguma etapa do processo. Dessa forma, mesmo trazendo essas oportunidades de volta é importante rever sua estratégia de marketing e de vendas.  

Através desse mapeamento de falhas é possível obter vários insights que poderão definir seus próximos passos.  

DICA 02Reunião com o cliente perdido 

Esta dica possui uma enorme relação com a primeira. É comum que a “falha” continue passando despercebida ou que seja diferente da real percepção do seu cliente. Pensando nisso uma boa prática é marcar uma reunião antes de encerrar o contrato em definitivo. Questione quais foram as razões para essa decisão e anote-as.  

Evite ficar na defensiva e assuma as responsabilidades devidas, dessa forma, apesar do fim do contrato o cliente tende a resgatar parte da confiança que creditava a sua empresa. 

DICA 03: Monte uma estratégia para recuperar clientes perdidos

De acordo as dicas anteriores o próximo passo é montar uma estratégia de aproximação e depois a reconquista. Lembre-se principalmente que não é um processo imediato e sim gradual. Desenvolver uma estratégia de médio a longo prazo é ideal.  

Para desenvolver essa estratégia leve em consideração as razões que levaram o cliente a desistir da sua empresa e os diferenciais que a concorrente escolhida possui em relação a sua empresa. Por diversas vezes sua empresa possui os mesmos ou melhores benefícios que a concorrente. No entanto falta comunicar isso da forma correta e obviamente, defender tal caraterística.  

DICA 04: Se faça presente  

A quarta dica é uma das dicas mais importantes do processo para recuperar clientes perdidos. SE fazer presente no radar do cliente perdido não é errado, muito pelo contrário, quer dizer que apesar de tudo sua empresa ainda possui soluções para a resolução das dores dele.  

Obviamente, é preciso ter bom senso, não se torne spam. Entretanto, não rompa o relacionamento para sempre ou durante mais de 6 meses. Se faça presente de maneira natural e principalmente útil, utilizar o marketing de relacionamento é uma excelente opção.  

DICA 05: Regar para conquistar  

Por fim, é essencial possuir o “timing” da revenda. Uma vez que você continua a ser relevante para a empresa, oferece boas soluções e resolveu as questões que levaram a saída do cliente é chegada a hora de marcar uma nova reunião.  

É interessante pensar no cliente como uma planta que secou, sendo necessário tomar uma série de cuidados até que ela volte a dar frutos e consequentemente você os possa colher.  

Conclusão  

Recuperar clientes perdidos é muito mais fácil do que parece, apesar de levar um certo tempo é super possível. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para sua empresa e se ainda restarem dúvidas basta deixar seu comentário abaixo que um dos nossos especialistas passará para dar uma mãozinha!  

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