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Como unir o time de vendas e marketing para vender mais?

unir marketing e vendas

 

Não é de hoje que todo mundo concorda que o setor de marketing e vendas não são os melhores amigos. Apesar de ambos setores serem fundamentais nos resultados da empresa. Se a sua instituição precisa de um reforço para unir marketing e vendas  você está no lugar certo. Continue a sua leitura e conheças as dicas da LINKL para você! 

Setores opostos? 

Como dito anteriormente, apesar de ambas as áreas serem conhecidas por cultivarem certa animosidade elas possuem extrema importância para empresa. Afinal de contas é graça a essas duas que os negócios continuam fluindo.  

No entanto, a falta de sincronia ocorre muitas vezes pela falta de métricas, o que garante que cada setor tenha a certeza da sua responsabilidade sobre os resultados da empresa.  

Apesar da competição, unir marketing e vendas pode ser muito mais fácil do que você imagina. Afinal ambos setores possuem um objetivo em comum: novos e bom relacionamento com os clientes.  

Como unir marketing e vendas? 

Pensando em como unir marketing e vendas algumas boas estratégias surgiram ao longo dos anos. Sendo que algumas delas receberam verdadeiro destaque no mundo dos negócios. Entre elas o Vendarking, também popularmente chamado de Smarketing, se tornou a medida mais popular.  

O que é Smarketing 

Como boa parte das palavras destinadas a marketing e publicidade o SMARKETING, advém da união de duas palavras em inglês, “Sales” e “Marketing”. Ou seja, vendas e marketing. Muito além da união das palavras, esse conceito representa a união da estratégia de dois setores. Dessa forma, unir marketing e vendas acaba de uma vez por todas com a rivalidade dos setores.  

Com isso, o marketing fica responsável não apenas por trazer visitas e público e sim um público qualificado e que realmente tenha interesse nos produtos. Algumas das técnicas utilizadas para isso são: 

  • Inbound marketing; 
  • Refação de público alvo; 
  • Personas definidas; 
  • Mapeamento geográfico.  

Já a equipe que anteriormente era apenas destinada a vendas recebe esse lead qualificado e finaliza a venda. Ou seja, entrega apenas as informações que os clientes ainda estavam em dúvida. Dessa forma, unir marketing e vendas é um ato de fazê-los trabalhar em conjunto e entender que cada um tem metade da responsabilidade por cada venda.  

Seguindo esse conceito, uma excelente dica para seu bom funcionamento é: 

Não perder tempo 

Por diversas vezes uma boa oportunidade de negócio é perdida devido à demora no contato. Por exemplo: o cliente seguiu toda a estratégia que o marketing desenvolveu e está super empolgado, o marketing pega o endereço de e-mail ou telefone e passa para vendas. Caso o responsável demore para entrar em contato o relacionamento se perde e o cliente deixa de ter o interesse no produto.  

Pensando nisso uma boa organização entre lead entrando e virando oportunidade é fundamental para as vendas alavancarem.  

Gostou da nossa super dica ou ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário abaixo, será um prazer te dar uma mãozinha!  

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